domingo, 28 de setembro de 2014

Ansiedade x Tempo

Oi pessoas, tudo bem? Então esse findis completou 1 mês que estou online e apesar de estar me esforçando ao máximo para evitar a tal ansiedade, ela tem me consumido nesses últimos 12 dias e a sensação é que esse período de tempo é bem maior que o real. Claro que não estou angustiada, nervosa (sem dramas), só é aquela ansiedade/curiosidade de saber onde com que irei morar nos próximos meses.

Ainda bem que minha rotina é super preenchida de atividades e procuro aproveitar o máximo o meu tempo free. Mas acordo e durmo pensando na Holanda, em como será a família anfitriã, as kids, a a cidade onde irei morar, lugares e pessoas que irei conhecer. Enfim, cada fase do processo você é consumida por essa tal ansiedade que mexe com a gente. Adorei o post que a Camis fez falando justamente sobre isto. E sabiamente ela citou Max Lucado que é um escritor que eu gosto muito.

"Precisamos ser pacientes, não ao ponto de perder o desejo; devemos ser ansiosos, mas não ao ponto de não sabermos esperar.

Enfim, assim é ansiedade, ora nos beneficia, ora nos prejudica, dependendo das circunstâncias ou intensidade, ela pode estimular o indivíduo a entrar em ação, porém, em excesso, faz exatamente o contrário, impendindo reações. É muito importante sabermos controlá-la, porque ainda virão os skypes com as famílias, a despedida da famílias e amigos e o pré-embarque, a chegada e adaptação e depois quando já estiver se sentindo em casa é hora de voltar hahah haja estômago!

Algumas técnias pra relaxar:

  • faça contagem regressiva olhando pra cima (alguém disse que funciona, rs!)
  • controle a respiração por um minuto
  • relaxe os músculos
  • leia um gibi ou assista o Chaves (Rs!)
  • carregue na bolsa o lanche certo pra não comer o que não deve
Palhaçadas a parte, temos que aceitar que incertezas sempre existem e passar horas ansioso não influirá no resultado do processo. A ansiedade vai dominar o seu dia conforme você permite que as preocupações ocupem a sua cabeça todo o tempo, por isso, tente estabelecer um momento pra cada coisa, inclusive para se preocupar, então na hora de dormir é hora de dormir tá? Não exagere no péssimo, tente relaxar ao máximo que puder, evite ficar sozinho, põe um head phone no ouvido com sua música preferida e saia correndo (na sombra) como se não houvesse amanhã - resumindo, pratique atividade física, tenha momentos de lazer e cuidado no que come pra não piorar a situação.

Aqui tem uma listinha dos alimentos que ajudam a combater a ansiedade.

Acho que uma oração é sempre bem vinda, traz a paz que acalma o coração. Há poucos dias encontrei esse texto da Ellen G. White.

Para o desalentado há um seguro remédio - fé, oração e trabalho. Fé e atividade proverão segurança e satisfação que hão de aumentar dia após dia. Estais tentado a dar guarida a sentimentos de ansiedade ou obstinado desânimo?
Nós dias mais negros, quando as aparências parecem agressivas, não temais. Tende fé em Deus. Ele conhece vossas necessidades, possui todo o poder.
Seu infinito amor e compaixão são incansáveis. Não temas que Ele deixe de cumprir Sua promessa. Ele é eterna verdade. Jamais mudará o concerto que fez com os que O amam. E concederá a Seus fiéis servos a medida de eficiência que suas necessidades requerem. - A Ciência do Bom Viver, p. 80.

É isso, que a nossa próxima primavera seja aqui...

em Keukenhof - o maior jardim de flores do mundo :-)

Bjinhos, até a próxima!
xxx


2 comentários:

  1. Ansiedade é e sempre será algo que faz parte né? Uma hora é esperando o Match, depois o embarque, depois quando estiver procurando emprego e esperando resposta de entrevistas... Tudo traz esse sentimento maldoso. O bom é que cada vez mais, assim como você agora, a gente aprende a lidar com ele... E sabe que alem de fazer parte, ele é maldoso, mas traz consigo uma sensação gostosa de dever cumprido, quando finalmente você atinge aquilo que você tanto queria!

    ResponderExcluir
  2. Vamos superar isso Nadja, tudo tem a hora de acontecer :)) a ansiedade machuca um pouco, tem horas que desanima mesmo, mas temos capacidade de superar tudo isso...
    Vai dar tudo certo, acredite!!! bjs!!!

    ResponderExcluir