sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Amsterdam I - Oude Zijde

Vamos iniciar os postes sobre Amsterdam falando sobre a metade oriental de Amsterdam chamada de Oude Zijde (Lado Antigo). Esta área foi importante centro comercial, com barcos navegando de Geldersekade até Niewmarkt. Bem vindo ao miolo onde fica a Oude Kerk, a igreja mais velha da cidade.

É a área do famoso Red Light District onde você verá prostitutas chamando clientes nas janelas ou vitrines onde estão "expostas". A região é cortada por ruelas, com sex shops e boates decrépitas. De dia, um burburinho festivo envolve cafés, bares, restaurantes e casas à beira do canal, mas à noite é melhor ficar nas ruas principais. Não tire fotos das meninas, ouvi dizer que os seguranças pode chegar até a quebrar sua máquina.


Waag e Nieuwmarket é o portal mais antigo que restou em Amsterdam (1488), o Waag é cheio de torres e se destaca na praça Nieuwmarkt.


Hash Marijuana Hemp Museum - é o famoso museu da maconha, o único da Europa que conta a história do pot. As mostram abrangem dede 8 mil anos até recentes civilizações asiáticas que o usaram como remédio e tecido.



Oost-Indisch Huis - esta casa tem imponente fachada de tijolo à vista, com entrada ornamentada e janelas com moldura de pedra. Foi sede da Companhia Holandesa das Índias Orientais. Erguida em 1605, agora pertence à Universidade de Amsterdam.


Zuiderkerk - em estilo renascentista (1603), foi a primeira igreja calvinista da cidade. A torre, com colunas, relógios e cúpulas de bulbo, é um marco consagrado. Após a restauração de 1988, é uma casa de espetáculos central.



Oude kerk - monumento mais antigo da cidade e sua primeira paroquia,, esta igreja fica num local onde havia outra do século XIII. É uma ampla basílica gótica.


Joods Historisch Museum - complexo de 4 sinagogas foi construído nos séculos 17 e 18 pelos judeus asquenazes, mas os prédios ficaram vazios após a devastação da 2ª Guerra Mundial, foram restaurados e reabertos em 1987.


Estes são só os princiapais pontos turísticoas dessa area que é servida de tram e metro e está bem próxima da região da Dam Square.

Até a próxima parada!
xxx

Nenhum comentário:

Postar um comentário