quarta-feira, 29 de outubro de 2014

bem-vindo ao reino dos Países Baixos

Oi meninas, hoje vou falar um pouco sobre o país que me já roubou meu coração e que será minha casa durante um ano: O Reino dos Países Baixos!

É composto por três territórios: os Países Baixos na Europa Ocidental, as Antilhas Neerlandesas e Aruba, no Caribe. O território está situado na Europa; ao norte e oeste, faz fronteira com o Mar do Norte, ao leste com a Alemanha e ao sul com a Bélgica. Os Países Baixos são um país muito plano, do qual cerca de um quarto se encontra abaixo do nível do mar. Daí deriva a designação Neerlândia ou Países Baixos (Neer significa baixo), mas a denominação Holanda também é muito usada. 





Originalmente, assim se chamavam as duas províncias da costa ocidental - Holanda do Norte e Holanda do Sul - que desempenharam um papel importante na história do país. A sua localização junto ao mar influencia, obviamente, o seu clima. A temperatura média é de 17º C no verão e 2ºC no inverno. 

A sul e leste, onde as paisagens de bosques, matos e urzais se alternam, o solo é essencialmente composto de areia e cascalho. No oeste e norte predominam a argila e turfa. A paisagem nesta região, entrecortada por numerosos rios e canais, é principalmente composta de pôlderes: áreas que foram drenadas artificialmente e protegidas contra inundações pela construção de diques.



A língua oficial é o neerlandês, existindo, no entanto, uma segunda língua oficial, o frisão, que é falada na província nordestina de Frísia. No âmbito da União Européia, o neerlandês integra o grupo das onze línguas oficiais de trabalho. Nas Antilhas Neerlandesas e Aruba e na antiga colônia neerlandesa Suriname também se fala neerlandês. O mesmo acontece com o grupo populacional de Flandres, na Bélgica, e uma pequena parte da população do norte da França. Também, foi do neerlandês que se originou o africanês, língua da África do Sul. O neerlandês é ensinado em quase 250 universidades mundo todo.

No decorrer dos séculos, os Países Baixos assimilaram grandes grupos de imigrantes. Nas últimas décadas, principalmente os oriundos do Suriname, da Turquia e do Marrocos. Os Países Baixos conduzem uma política ativa de integração em relação aos estrangeiros autorizados a permanecer no país.




Os Países Baixos são, tradicionalmente, um país de completa liberdade religiosa, o que foi determinado na constituição de 1848. A partir da segunda metade do século XX, a influência da Igreja diminuiu; a maioria dos neerlandeses já não pertence a uma associação eclesial. Além das duas comunidades religiosas que continuam a ser as maiores, as cristãs Católico-Romanas e as Protestantes, os Países Baixos têm uma pequena comunidade judaica e, com a chegada dos imigrantes, também de muçulmanos, hindus e budistas.

Monarquia Constitucional Os Países Baixos são uma monarquia constitucional com um sistema parlamentar no qual o governo é formado pela rainha e pelos ministros. Por razões históricas, a sede do governo encontra-se em Haia, mas a capital é Amsterdã.




Característica das relações sócio-econômicas neerlandesas é a forma de deliberação estrutural e intensiva entre o estado, as empresas e os sindicatos. Esta característica fez nascer uma economia próspera e estável, desde sempre fortemente orientada para o contexto internacional e que pertence às 15 economias mais fortes do mundo. Com suas avançada infra-estrutura no âmbito dos transportes, tanto de bens e pessoas como de dados eletrônicos, os Países Baixos são um importante entroncamento para as empresas que operam mundialmente. 

O porto marítmo de Roterdã, há mais de trinta anos o maior do mundo, forma o ponto central de distribuição para o interior europeu e o Aeroporto Schiphol de Amsterdã é o quarto aeroporto da Europa. No âmbito da União Européia, as empresas de transporte neerlandesas são responsáveis por 40% dos transportes sobre a água e 25% dos transportes via terrestre. Além disso, há imensas empresas multinacionais que têm suas raízes nos Países Baixos, tais como a Philips, a Akzo Nobel, a Shell, a Unilever e a Reed Elsevier.



A imagem dos Países Baixos como nação comerciante não foi alterada ao longo dos séculos. Ainda hoje os resultados do comércio internacional contribuem com mais da metade para o Produto Interno Bruto, com um quase já tradicional excedente na balança comercial e um saldo positivo na balança de pagamento como prova. 

Esses excedentes são, sobretudo, alcançados no mercado europeu; cerca de oitenta por cento dos mercados de escoamento encontram-se na Europa, enquanto que os mercados asiáticos, americanos e africanos já desde séculos permanecem mercados fiéis. Por outro lado - entre outros motivos pela sua localização e excelentes facilidades de distribuição - os Países Baixos são vistos por muitas empresas de outros países (também de países não-europeus), como o local ideal para se estabelecerem.

Feriados e dias festivos
Ano Novo 1 de janeiro
Páscoa (dois , domingo e segunda-feira)
Dia da Rainha 30 de abril
Homenagem aos mortos da 2ª Guerra Mundial 4 de maio
Dia Nacional da Libertação 5 de maio
Ascensão
Pentecostes
Natal 25 e 26 de dezembro

Ser au pair é isso, abrir-se a um mundo de possibilidades. Vamos Explorar a Holanda! 


Quem quiser saber mais informações recomendo que assistam a estes programas:




Nenhum comentário:

Postar um comentário