sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Como se preparar para a entrevista com a família

Oi meninas, andei meio sumida, mas cá estou eu para falar um pouco sobre uma das partes mais importantes do processo de ser au pair, a entrevista com a família. Por enquanto, estou sem novidades sobre meu processo, aguardando que a agência apresente meu perfil a alguma família, apesar de nunca ter feito skype com nenhuma família, pesquisei sobre o assunto e deixarei aqui as principais dicas.

Acho que deve ser um dos momentos mais tensos do pré-embarque, é o primeiro contato com a família e normalmente eles falam com mais de uma candidata, então precisamos nos apresentar da melhor maneira possível. Começamos com algumas observações básicas em relação a roupa desapropriada e maquiagem em excesso. O ideal é vestir algo mais sério, sem muito decote e nada aquelas maquiagens exageradas. Outro ponto muuuuito importante é a pontualidade, siga os britânicos e seja extremamente pontual, e caso aconteça algum imprevisto envie um e-mail relatando o que aconteceu.

Leia o applicatio/sumary e o schedule da família umas três vezes com muita atenção e grifando os pontos mais importantes, depois disso elabore perguntas com suas dúvidas. O ideal é elaborar um rascunho com as principais perguntas. Notem que no primeiro contato o mais comum são as perguntas sobre as crianças, horários e schedule, local onde moram e sobre o estilo de vida da família. O primeiro skype é mais para a família conhecer a au pair, falar um sobre sobre a família, as crianças, o que eles estão procurando, a candidata a au pair fala um pouco sobre sua vida e suas experiências com kids. 

No segundo skype você já sabe que a família se interessou por você, o que pode te ajudar a ficar mais tranquila e poderá perguntar sobre o curso, o seu futuro quarto, se poderá receber visitas, dias offs, etc. O mais importante de tudo é você não ter medo de falar, mesmo que o nervosismo contribua para que algumas pronuncias ou palavras sejam ditas erroneamente, é legal demonstrar interesse e não parecer um robô que só diz, "yes, no, ok, that's nice" ...

Após a entrevista, se você gostar muito da família, você pode enviar um e-mail simples, mais ou menos assim (isso mostrará para família que você está interessada):

"Dear (Sobrenome). Thank you for your time you took to interview me, If you have any questions, please feel free to ask. King Regards".

Se a família sumir não se desespere, eles podem estar pensando em qual candidata se encaixa mais ao perfil deles. O ideal é esperar até o terceiro dia após o skype, mas caso não seja a escolhida, não desanime, uma hora chega sua família.

Depois do match é indicado que você envie um e-mail de vez em quando para os hosts contando como está o processo e até mesmo sobre você para que possa ir criando um vínculo com a família. Você pode perguntar sobre as crianças, a família, o clima etc., demostre sempre que você está realmente interessada em saber sobre como eles vivem.

Algo muito importante é que por mais difícil que possa parecer a paciência é imprescindível em todo o processo, não adianta se apressar e ter um match com uma família a qual você não se identificou tão bem só pra embarcar logo.  Você poderá dizer isto de forma educada, mas é claro, pra isto você precisará apresentar uma razão justa. Mas, de qualquer forma, toda experiência é válida, por isso converse com as famílias que aparecerem, se dê a oportunidade de conhecê-los e o mínimo que pode acontecer é você ter a oportunidade de treinar seu inglês e está ainda mais preparada para o próximo skype.

Deixo algumas sugestões sobre possíveis perguntas a serem feitas sobre as kids :-)
  • How many children are there and what are their names?
  • How old are they?
  • Do they have favorite toys or games?
  • How is their daily schedule like?
  • What they like to do?
  • Do they practice sports? IF YES, Which ones? Do they swim yet?
  • Are they going to school yet? If so, how far from your house is the school?
  • Do they go to school by bike, bus or car? Do I have to drive?
  • What do they like to eat? Do you follow a special diet?
  • Would I be responsible for their dinner, lunch and breakfast every day? IF YES, Just to the kids or to all family?
  • What time do they do to bed?
  • Are they allowed to watch tv / listen to music / play video games? IF YES, They have a time to do that or can do anytime that they wish?
  • Are they allergic to something?
Agora só falta aparecer a família :-)
xxx

2 comentários: